Tudo o que você precisa saber sobre móbiles

Alguns cuidados ajudam a evitar acidentes e estimular o bebê

Bichinhos, formas geométricas, músicas de ninar, movimento, confecção artesanal...Na hora de escolher um móbile, as opções são variadas. Mas antes de escolher aquele que mais combina com o quarto do seu filho, é preciso prestar atenção em alguns detalhes para prevenir acidentes ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento da criança.

A função do móbile é estimular os bebês com o movimento, cores, formas e músicas. Por isso, eles são recomendados a partir do segundo mês, quando o bebê já consegue distinguir os sons e tem uma visão mais direcionada. “Eles devem ficar a uma distância de meio metro da criança para que ela possa reconhecer os objetos”, aconselha a pediatra Luci Pfeiffer, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Na hora da compra, é preciso ficar de olho em alguns aspectos. “A base que é presa ao berço ou à parede não deve ser frágil e é preciso se certificar de que ela se mantém resistente. Os móbiles de madeira maciça, por serem muito pesados, devem ser evitados”, diz Luci. Procure pelos mais leves e resistentes, sem enfeites pontiagudos e sempre prenda a base muito bem.

O móbile deve estar no campo visual do bebê. Na hora de instalar, assegure-se de que o objeto esteja direcionado entre 30 a 45 graus da linha de visão vertical do bebê, ou seja, ele não deve olhar direto para o teto. O olhar para cima – totalmente na vertical - dificulta a lubrificação dos olhos e força a cabeça da criança.

Depois do 6º mês, quando seu filho começar a sentar, os móbiles deixam de ser um estímulo e se tornam um perigo. Quando alcança o enfeite, o bebê corre dois riscos: de o móbile cair em cima dele ou de ele se pendurar e cair para fora do berço.

Aprenda a fazer
A americana Martha Stewart, uma das maiores autoridades do mundo em viver bem, ensina a fazer um móbile de estrelas coloridas para que seu filho durma tranquilamente. Separe papéis e leve o céu para dentro do quarto em apenas três passos.

Móbile de Estrelas

Material
Pedaço de papel quadrado de 15 cm
Estrelas que você recorta em papéis coloridos
Lápis
Tesoura sem ponta
Fios de barbante cortados em pedaços de 2 cm – e um fio maior
Adesivos de bolinhas
Agulha

Modo de fazer
1 - Desenhe uma linha espiral no pedaço de papel quadrado e, em seguida, corte-a.
2 - Usando os adesivos de bolinha, cole uma extremidade do barbante no meio da estrela e a outra no móbile.
3 - Com uma agulha, faça um buraco na parte de cima do móbile e passe um fio do barbante. Dê um nó e pendure.

Outra fonte: Renata Waksman, pediatra do Departamento Científico da Segurança da Criança e do Adolescente, da Sociedade Brasileira de Pediatria

Fonte: Revista Crescer


 
 

Copyright © 2014 - Escola Multi Saber - Todos os direitos reservados
Rua das Hortências, 926 - Chácara Primavera - CEP: 13087-440 - Campinas/SP
Fone: (19) 3256-4431